terça-feira, 25 de novembro de 2014

Movimento luta por melhorias no abastecimento de água

Movimento pela Água reivindica reestruturação da Caema
Com os recorrentes transtornos provocados pelo mau serviço prestado à população de Imperatriz pela Companhia de Saneamento Ambiental do Maranhão (MA), movimentos sociais unidos formaram o “Movimento pela Água”, que entre suas principais pautas de reivindicações estão a não privatização dos serviços de água e esgoto e o fornecimento a 100% das casas do município.

O Movimento reúne entidades como a Unidade Classista, a Frente Popular de Imperatriz, o Centro de Cultura Negra - Negro Cosme, o movimento RUA – Juventude Anticapitalista, Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST), Sindicato dos professores, bancários e da saúde, entre outros.

Dados da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI), criada em outubro de 2013 na Câmara Municipal para investigar possíveis irregularidades no contrato firmado, bem como a falta de investimentos, garante que há 30 anos a Companhia não investe em melhorias no sistema de abastecimento, mesmo arrecadando cerca de R$ 5 milhões ao ano em Imperatriz.

Portanto, a falta de investimentos é considerada o principal fator que levou às constantes interrupções no abastecimento, e ainda, o fato de diversos bairros nunca terem tido acesso à água encanada. “Há décadas os governos que administram o Estado do Maranhão não investem na manutenção e ampliação dos serviços de água e esgoto”, diz o movimento.

O movimento convoca ainda a sociedade civil em geral para articulação e mobilizações em todos os bairros. “Para a precariedade no abastecimento de água não assumir proporções ainda maiores, é hora de união e mobilização de todos os moradores de Imperatriz. O caminho é o Movimento pela Água ser articulado em cada bairro”. 

Em parceria com a Defensoria Pública e os vereadores Aurélio Gomes (PT) e Carlos Hermes (PCdoB), o Movimento pela Água elaborou um abaixo assinado que será enviado aos governos municipal, estadual e federal, manifestando os seguintes propósitos:

• Contra a privatização dos serviços de água e esgoto;
• 100% das casas de Imperatriz com rede de água e esgoto;
• Nenhuma gota de esgoto in natura lançado no Rio Tocantins;
• Pela reestruturação da CAEMA para que esta empresa pública possa realizar eficientes serviços, cobrando contas de água compatíveis com a realidade financeira da maioria do povo e combatendo desperdícios;
• Pela articulação dos governos municipal, estadual e federal para garantir os investimentos necessários para viabilizar estes objetivos.

Texto e foto: Mariana Castro

Nenhum comentário:

Postar um comentário